Sustentabilidade

O Liceu Santa Cruz acredita que a sustentabilidade não se restringe apenas à dimensão ambiental (reciclagem, horta, água, etc), mas envolve, também, o equilíbrio entre os seres e o meio ambiente, a qualidade das relações que estabelecemos, o desenvolvimento dos valores humanos, como respeito, cooperação e solidariedade.

São muitas as definições que envolvem esse conceito. No entanto, a mais difundida, é a da ONU - Organização das Nações Unidas-, que define sustentabilidade como “o atendimento das necessidades das gerações atuais, sem comprometer a possibilidade de satisfação das necessidades das gerações futuras" (ONU, Brundtland Comission, na publicação "Our Common Future", Oxford University Press, 1987, p. 43). Para nós, a sustentabilidade envolve a criação de uma nova cultura e novos valores, de forma ampla e sistêmica, que devem ser desenvolvidos no cotidiano escolar.

Pensando nisso, o Liceu, em parceria com a Reconectta, negócio social especializado em educação ambiental para sustentabilidade, desenvolve desde 2017 o programa de sustentabilidade, que objetiva trabalhar a temática na escola de forma consistente e integrada, envolvendo alunos, professores, funcionários e toda a comunidade. Nossos alunos aprendem desde cedo o cuidado com o meio ambiente por meio do contato com a horta, atividades de plantio, destinações mais sustentáveis dos resíduos, compostagem do material orgânico, uso consciente de água e energia, além do cuidado com o espaço coletivo da escola.

Os projetos desenvolvem-se com alunos de diferentes idades, em que possuem autonomia para escolherem o tema de maior interesse. Além de se aprofundarem na temática escolhida, os participantes aprendem a trabalhar em conjunto, a ouvir e respeitar as diferentes opiniões, a assumir responsabilidades e dividir tarefas, a se comunicarem melhor, protagonizando todo esse processo, construído com os educadores.

O tema norteador dos projetos interidades está relacionado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS que são uma agenda global, um plano de 15 anos para as pessoas e para o planeta, composta por 17 objetivos definidos colaborativamente pela ONU.

Com o programa de sustentabilidade, a comunidade do Liceu Santa Cruz participa e se insere, também, como protagonista da implementação dessa agenda.

Sabemos da urgência e da necessidade de trabalhar essas questões nas escolas, e por isso, a Sustentabilidade no Liceu Santa Cruz é vista como um dos principais valores para formação de cidadãos conscientes, engajados e comprometidos com um futuro melhor para todos.

CONFIRA NOSSO RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2020

COMO VOCÊ PODE CONTRIBUIR?

• Separe seu lixo para reciclagem;
• Jogue corretamente seu lixo na lixeira adequada;
• Evite embalagens descartáveis dos lanches (caixas de suco, plásticos);
• Prefira alimentos e sucos naturais;
• Compre alimentos orgânicos, sempre que possível;
• Evite desperdiçar água e energia.

Participe você também! JUNTOS PODEMOS CONTRIBUIR PARA ATINGIRMOS ESSES OBJETIVOS!

Como reduzir a quantidade de resíduos na escola? Em 2017 iniciamos nossos projetos interidades de sustentabilidade com base nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e aos poucos fomos pensando, criando e mudando nossas atitudes. Com o envolvimento de toda a comunidade da escola, em 3 anos conseguimos reduzir em média 50% da quantidade de resíduos enviados para o aterro sanitário!
Veja algumas das nossas ações que tornaram isso possível. #LiceuSustentável, #ODS12, #SemanaLixoZeroSP