Sustentabilidade no Liceu Santa Cruz

About Image


 

O Liceu Santa Cruz acredita que a sustentabilidade não está restrita apenas à dimensão ambiental (reciclagem, horta, água, etc), mas envolve também o equilíbrio entre os seres e o meio ambiente, a qualidade das relações que estabelecemos e o desenvolvimento de valores humanos, como respeito, cooperação e solidariedade...

São muitas definições que envolvem esse conceito, no entanto, a mais difundida é a da ONU - Organização das Nações Unidas, que define sustentabilidade como “o atendimento das necessidades das gerações atuais sem comprometer a possibilidade de satisfação das necessidades das gerações futuras" (ONU, Brundtland Comission, na publicação "Our Common Future", Oxford University Press, 1987, p. 43).

Para nós, a sustentabilidade envolve a criação de uma nova cultura e novos valores, de forma ampla e sistêmica, que deve ser também desenvolvida no cotidiano escolar.

Pensando nisso, o Liceu em parceria com a Reconectta, negócio social especializado em educação ambiental para sustentabilidade, desenvolve desde 2017 o programa de sustentabilidade, que tem como objetivo trabalhar a temática na escola de forma consistente e integrada, envolvendo alunos, professores, funcionários e toda a comunidade.

Nossos alunos aprendem desde cedo o cuidado com o meio ambiente através do contato com a horta, atividades de plantio, destinação mais sustentável dos resíduos, compostagem do material orgânico, uso consciente de água e energia, além do cuidado com o espaço coletivo da escola e comunidade.

Os projetos são desenvolvidos com alunos de diferentes idades, nos quais eles têm autonomia para escolherem o tema de maior interesse. Além de se aprofundarem na temática escolhida, os participantes aprendem a trabalhar em conjunto, a ouvir e a respeitar diferentes opiniões, a assumir responsabilidades e dividir tarefas, a se comunicarem melhor, e são protagonistas de todo esse processo, que é construído com os educadores.

O tema norteador dos projetos integridades está relacionado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS que são uma agenda global, um plano de ação de 15 anos para as pessoas e para o planeta, composta por 17 objetivos definidos colaborativamente pela ONU.

Com o programa de sustentabilidade, a comunidade do Liceu Santa Cruz participa e se insere também como protagonista da implementação desta agenda. Conheça um pouco mais das atividades realizadas e o que já implementamos na escola:

• Horta, plantio e alimentação saudável;
• Coleta seletiva dos resíduos recicláveis e não recicláveis;
• Compostagem dos resíduos orgânicos;
• Implementação de cisterna para captação de água de chuva;
• Projeto de reciclagem de papel.

Sabemos da urgência e necessidade de trabalhar essas questões nas escolas, e por isso, a Sustentabilidade no Liceu Santa Cruz é vista como um dos principais valores para formação de cidadãos conscientes, engajados e comprometidos com um futuro melhor para todos.

Horta, Plantio e Alimentação Saudável

Em 2017 nasceu nossa Horta e desde então nossos alunos, professores e funcionários cuidam e interagem com esse espaço.

Com a horta se abrem novas possibilidades de aprendizado. Aprendemos a plantar, colher, a observar e interagir com os ciclos da natureza, desenvolvemos valores importantes como a paciência, o cuidado, a responsabilidade, cooperação e também aprendemos a nos alimentar melhor e a vivenciar os ciclos da natureza.

 

 

 

 

 

Coleta Seletiva dos Resíduos Recicláveis e Não Recicláveis

O Liceu tem como meta reduzir a quantidade de resíduos enviados para o aterro sanitário, pensando nisso, o colégio implementou, desde 2017, a coleta seletiva em parceria com a Cooperativa Recifavela e a compostagem de parte dos resíduos orgânicos gerados no preparo dos alimentos. Os alunos participaram ativamente de todo o processo, incluindo o diagnóstico, visita à cooperativa, troca das lixeiras, implementação e acompanhamento das coletas, envolvendo também os funcionários da limpeza que são aliados essenciais dentro desse processo.

 

 

Levantamento da quantidade de resíduos gerados na escola.
Visita dos alunos, funcionários e professores na Recifavela.
Novas lixeiras instaladas e Papa líquido elaborado pelos alunos para descarte de eventuais restos de bebidas.

 

 

 

Compostagem dos Resíduos Orgânicos

Você sabia que cascas de frutas, legumes e verduras podem virar adubo? Aqui no Liceu parte dos resíduos orgânicos são enviados para nossas composteiras com minhocas.

Os alunos desde pequeno cuidam dos minhocários, aprendem sobre os impactos do lixo e descobrem alternativas mais sustentáveis para sua destinação, minimizando a quantidade de resíduos enviados para o aterro sanitário.

O que era lixo se transforma em adubo que será utilizado na nossa horta, fechando assim o ciclo.

 

 

 

 

Implementação de Cisterna para Captação de Água de Chuva

Cuidar da nossa água é garantir a vida!

No Liceu temos uma cisterna para captar água de chuva que é utilizada para regar a horta e para limpeza geral. A tecnologia da mini-cisterna foi também apresentada pelos alunos para as famílias e comunidade, que puderam conhecer e aprender mais sobre a importância da água.

Nos banheiros do Liceu foram instaladas torneiras com acionamento automático e caixa acoplada para as descargas, reduzindo assim o consumo de água.

 

 

Pesquisa e elaboração de cartazes para informação e conscientização da comunidade escolar.
Pesquisa e elaboração de cartazes para informação e conscientização da comunidade escolar.
Oficina de Captação de Água de Chuva desenvolvida pelos alunos.
Oficina de Captação de Água de Chuva desenvolvida pelos alunos.

 

Cisterna Instalada.

 

 

Projeto de Reciclagem de Papel

A preocupação com nossos resíduos, em especial com o papel que é gerado em grande volume nas escolas, levou a criação da Sustempel, nossa fábrica de reciclagem de papel! Aqui os alunos aprendem sobre empreendedorismo ao mesmo tempo que coletam e reciclam parte do papel que seria descartado.

 

 

 

 

COMO VOCÊ PODE CONTRIBUIR?

• Separe seu lixo para reciclagem;
• Jogue corretamente seu lixo na lixeira adequada;
• Evite embalagens descartáveis dos lanches (caixas de suco, plásticos);
• Prefira alimentos e sucos naturais;
• Compre alimentos orgânicos, sempre que possível;
• Evite desperdiçar água e energia.

Participe você também! JUNTOS PODEMOS CONTRIBUIR PARA ATINGIRMOS ESSES OBJETIVOS!

Voltar