História

Em 1967, o Liceu Santa Cruz iniciou seus cursos de Pré-Primário e Primário no Bairro da Mooca e graças ao competente trabalho do Prof. Afonso Lúcio Valentini, ex-diretor da escola, e ao empenho de professores especializados, a escola conquistou a confiança dos pais dos alunos e da comunidade.

Por exigência da demanda escolar, em 1970, iniciou-se na escola o curso ginasial que vinha ao encontro dos anseios da comunidade. Três anos após, em novo endereço e no advento da LDB 5.692/71, iniciou-se o curso colegial, mais uma vez atendendo à sua clientela.

O Liceu foi crescendo e ganhando o prestígio merecido entre os moradores do Bairro da Mooca e circunvizinhos.

Aos poucos evidenciou-se a necessidade de um prédio maior, que recebesse os alunos com mais conforto e segurança. Assim, em 1995, houve uma mudança definitiva, desta feita para um prédio próprio na Rua São Nicásio, onde o Liceu funciona até hoje.

No local, ergueu-se um prédio escolar, que além de muito bonito e bem instalado, passou a oferecer aos alunos, professores, funcionários e, também, à comunidade, a praticidade de uma construção moderna, ampla e adequada aos nossos propósitos educacionais, sendo um dos primeiros colégios a pensar na questão da acessibilidade.

Hoje, sob as diretrizes da nova LDB 9394/96, nele funcionam os cursos de Educação Infantil, Ensinos Fundamental I e II e Médio, visando sempre à qualidade e à excelência de um trabalho que nos dignifica e fortalece como instituição, além de objetivar a formação de nossos educandos para o desenvolvimento de um cidadão participante na sociedade.

A cada ano mais crianças e jovens vêm buscar em nossa Escola, os instrumentos que os auxiliarão em suas conquistas pessoais.