História

Em 1967, o Liceu Santa Cruz iniciou seus cursos de Pré-Primário e Primário no bairro da Mooca. Graças ao competente trabalho do professor Afonso Lúcio Valentini, ex-diretor da escola, e ao empenho de professores especializados, a instituição conquistou a confiança dos pais dos alunos e da comunidade.

Por exigência da demanda escolar, em 1970, iniciou-se no Liceu o curso ginasial que vinha ao encontro dos anseios das famílias. Três anos após, em novo endereço e no advento da LDB 5.692/71, iniciou-se o curso colegial, mais uma vez atendendo a sua clientela.

O Liceu foi crescendo e ganhando o prestígio merecido entre os moradores do bairro da Mooca e dos circunvizinhos. Aos poucos, evidenciou-se a necessidade de um prédio maior que recebesse os alunos com mais conforto e segurança. Assim, em 1995, houve uma mudança definitiva para um prédio próprio na Rua São Nicásio, onde o Liceu funciona até hoje.

No local, ergueu-se um prédio escolar, que além de muito bonito e bem instalado, passou a oferecer aos alunos, professores, funcionários e, também, ao bairro, a praticidade de uma construção moderna, ampla e adequada aos nossos propósitos educacionais, sendo um dos primeiros colégios a pensar na questão da acessibilidade.

No ano de 2001, o Grupo A Educacional assume a direção do Liceu Santa Cruz.

A história de sucesso do Grupo A Educacional teve início em 1981, quando a professora Neda Lian Branco fundou o Colégio Horizontes, pedra angular para a formação do Grupo A Educacional, que está, hoje, com sete escolas distribuídas pela cidade de São Paulo.

Conhecer a história da professora Neda, como é carinhosamente conhecida, é identificar a própria alma do Grupo Educacional, cujo brilho espelha a paixão pela arte de formar cidadãos éticos, livres e pensantes.

A professora Neda, autora de 29 livros, é graduada em Pedagogia e Letras, com especialização em Linguística e Orientação Educacional pela PUC. Uma mulher à frente de seu tempo, foi precursora da Psicopedagogia no Brasil, tendo criado a primeira Clínica de Recuperação Pedagógica de São Paulo e colaborado na instalação do primeiro Curso de Psicopedagogia da PUC.

Completamente envolvida com a missão de ensinar, seguindo a linha Montessoriana, mergulhou profundamente nos conceitos de grandes educadores como: Paulo Freire, Jean Piaget e Lev Vigotsky, prestando significativa contribuição ao MEC na construção dos Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental e dos Referenciais Curriculares da Educação Infantil, na revisão dos Parâmetros Curriculares do Ensino Médio e na aplicação de mais de 180 cursos, ministrados em todo o Brasil, sob os auspícios do MEC.

Crescendo sob a tutela deste berço cultural e alicerçado sob os fortíssimos pilares pedagógicos construídos pela professora Neda, o professor Gustavo Lian, seu filho, assumiu a expansão das atividades pedagógicas pela aquisição de outras 6 unidades educacionais que são integrantes do Grupo A, do qual hoje é Presidente.

Mirna Elói Suzano

Direção

Graduada pela PUC de São Paulo, ao mesmo tempo em que se especializou em Planejamento Estratégico, iniciou sua carreira como gestora de um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Prefeitura Municipal de São Paulo. Fez Especialização em Comunicação Social pela Casper Líbero. Na sequência especializou-se em Museologia pela ECA-USP.
Fez Especialização em Gestão de Processo Comunicacional, em Arte Terapia e em Arte Educação, todos esses pela ECA-USP, que exigiram dela estágios em instituição escolar. A escolhida foi o Liceu Santa Cruz, onde estagiou e foi contratada como Coordenadora Pedagógica, função que exerceu por dez anos, inclusive depois da entrada do Grupo A Educacional como mantenedor.
Cursou então Especialização em Educação Inclusiva na PUC de São Paulo.
Dois anos depois a UNICAMP abriu-lhe a perspectiva de cursar o Pós Graduação em Arte. Contudo, como já havia sido conquistada pela paixão por educação, declinou da possibilidade de defesa de tese e em 2011, passou a responder efetivamente, pela Direção do Liceu Santa Cruz.

Helair Fernanda Tenes de Azevedo

Coordenação Pedagógica
Ed. Infantil e Ensino Fundamental I

Simone de Cassia Gobi Bellio

Coordenação Pedagógica
Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Edir Pereira e Silva

Orientação Pedagógica

Filosofia Educacional

Missão: Resguardada a forma humanista e inovadora dos processos educacionais de formação e informação dos alunos, proposta pelo Grupo A Educacional, a principal missão do Liceu Santa Cruz está voltada ao estímulo do exercício da cidadania, da ética e da liderança. Nesta missão, a tônica que sustenta a atuação do aluno na sociedade, como protagonista de sua própria história, em benefício da nação é o senso crítico, a iniciativa, a criatividade e a responsabilidade social.

Visão: Na busca da concretização de seus objetivos, o foco principal é manter-se atualizado, à frente de seu tempo, pelo emprego de novas tecnologias e pelo aprimoramento de seus métodos pedagógicos fundamentais.

Valores: Na certeza de que as famílias que compõem sua comunidade comungam com os mesmos princípios e filosofia, o colégio favorece a autonomia, a inovação e a cidadania. E para isto promove a capacitação e aperfeiçoamento permanente de seus profissionais.