História

Em 1967, o Liceu Santa Cruz iniciou seus cursos de Pré-Primário e Primário no Bairro da Mooca. Graças ao competente trabalho do Prof. Afonso Lúcio Valentini, ex-diretor da Escola, e ao empenho de professores especializados, a instituição conquistou a confiança dos pais dos alunos e da comunidade.

Por exigência da demanda escolar, em 1970, iniciou-se no Liceu o curso ginasial que vinha ao encontro dos anseios das famílias. Três anos após, em novo endereço e no advento da LDB 5.692/71, iniciou-se o curso colegial, mais uma vez atendendo à sua clientela.

O Liceu foi crescendo e ganhando o prestígio merecido entre os moradores do Bairro da Mooca e dos circunvizinhos.

Aos poucos, evidenciou-se a necessidade de um prédio maior, que recebesse os alunos com mais conforto e segurança. Assim, em 1995, houve uma mudança definitiva, desta feita para um prédio próprio na Rua São Nicásio, onde o Liceu funciona até hoje.

No local, ergueu-se um prédio escolar, que além de muito bonito e bem instalado, passou a oferecer aos alunos, professores, funcionários e, também, ao bairro, a praticidade de uma construção moderna, ampla e adequada aos nossos propósitos educacionais, sendo um dos primeiros colégios a pensar na questão da acessibilidade.

No ano de 2001, o Grupo A Educacional assume a direção do Liceu Santa Cruz.

A história de sucesso do Grupo A Educacional teve início em 1981, quando a professora Neda Lian Branco fundou o Colégio Horizontes, pedra angular para a formação do Grupo A Educacional, hoje com sete escolas, distribuídas pela cidade de São Paulo.

Conhecer a história da professora Neda, como é carinhosamente conhecida, é identificar a própria alma do Grupo Educacional, cujo brilho espelha a paixão pela arte de formar cidadãos éticos, livres e pensantes.

A professora Neda, autora de 29 livros, é graduada em Pedagogia e Letras, com especialização em Linguística e Orientação Educacional, pela PUC. Uma mulher à frente de seu tempo, foi precursora da Psicopedagogia no Brasil, tendo criado a primeira Clínica de Recuperação Pedagógica de São Paulo e colaborado na instalação do primeiro Curso de Psicopedagogia da PUC.

Completamente envolvida com a missão de ensinar, seguindo a linha Montessoriana, mergulhou profundamente nos conceitos de grandes educadores, como Paulo Freire, Jean Piaget e Lev Vigotsky, prestando significativa contribuição ao MEC, na construção dos Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental e dos Referenciais Curriculares da Educação Infantil, na revisão dos Parâmetros Curriculares do Ensino Médio e na aplicação de mais de 180 cursos, ministrados em todo o Brasil, sob os auspícios do MEC.

Crescendo sob a tutela deste berço cultural e alicerçado sob os fortíssimos pilares pedagógicos construídos pela professora Neda, o professor Gustavo Lian, seu filho, assumiu a expansão das atividades pedagógicas, pela aquisição de outras 06 unidades educacionais, que integrantes do Grupo A, do qual hoje é Presidente.